Conheça algumas histórias sobre famosos logotipos e suas evoluções neste post.  É um texto informativo e divertido que explora curiosidades sobre a formação de marcas mundialmente famosas que possivelmente você jamais tenha imaginado. Vale a pena conferir!

A Evolução nos Logos de 10 Grandes Marcas

 

Todos sabemos que o logotipo representa a identidade de qualquer empresa em sua comunicação com seu público-alvo. Provavelmente você já deve ter visto a maioria destes logos, mas será que você já se perguntou sobre a sua evolução, a sua formação? Você sabia que o logo original da Apple era a imagem de Isaac Newton sob uma macieira? Você sabe o porquê da Mercedes-Benz ter como imagem uma estrela de três pontas? Se não consegue responder a estas questões, neste post!


Apple
É uma das empresas que mais vende aparelhos eletrônicos e software no Mundo, mais conhecida por produtos como o MacintoshiPodiPhoneSteve JobsSteve WozniakRonald Waynefundaram juntos a Apple em 1976, onde o seu primeiro produto foi o computador Apple I. Eles o haviam oferecido primeiramente para a HP, que recusou a proposta. Aposto que a HP lamenta isso até hoje!
A estrada do o sucesso não foi caminho fácil para a Apple, levando Wayne a vender a sua parte da empresa por meros 800 dólares. Após o lançamento do Apple II em 1977, que as coisas começaram a melhorar para a Apple, e todos nós sabemos aonde ela chegou.
O computador Apple II foi um sucesso, principalmente porque tinha gráficos coloridos. design simples, Para a Apple sempre foi um sistema de USP (Unique Selling Proposition), ou seja, tipo um produto de cada vez, uma venda de cada vez.
Quando a Apple começou, o logotipo era uma imagem complexa de Isaac Newton sentado sob uma árvore, Que havia sido projetado por JobsWayne, com a inscrição: “Newton … A Mind Forever Voyaging Through Strange Seas of Thought … Alone”.
No entanto, Steve Jobs contratou Rob Janoff para simplificar o logotipo, o que acabou por ser uma ótima idéia. Rob criou o “arco-íris” da Apple, que foi o logotipo da empresa até 1998. Há muitos boatos a sobre o porquê de Rob ter escolhido a maça como símbolo da Apple. Uma delas diz que a Apple foi uma homenagem a Newton (o cara da Teoria da Gravidade com a “maçazinha”), e uma vez que a Apple utilizava um sistema USP (gráficos coloridos), estaria explicado o arco-íris. Outra explicação para a maçã estar mordida, é uma possível homenagem ao matemático Alan Turing, que cometeu suicídio comendo uma maçã que ele havia envenenado com cianeto. Turing é considerado o pai dos computadores. Outros boatos como as cores do arco-íris seriam uma referência à bandeira do arco-íris, como homenagem à homossexualida de Turing, mas penso que isso é pura “viadisse” inventada. (nota: nada contra! É apenas brincadeira! Tenho muitos amigos gays e eles sabem que os respeito muito!).
Janoff, no entanto, disse em uma entrevista que desenhou o logotipo com a mordida, para evitar que a imagem da Apple fosse confundida com um tomate ou uma cereja “.
Quando a Apple lançou o novo iMac em 1998, aproveitou para mudar o seu logotipo para um com a maçã monocromática, quase idêntica à do logotipo do arco-íris. Se tornando em uma das imagens de marca mais reconhecidas no mundo.



Audi
Audi é uma marca alemã que produz carros e faz parte do Grupo Volkswagen. A empresa foi fundada como A. Horch & Cie por August Horch, em 1899, e sua origem tem uma história muito interessante. August Horch, um engenheiro alemão, foi obrigado a sair de sua própria companhia em 1909. Após a sua saída, continuou a usar a marca Horch. No entanto, o seu parceiro processou-o por violação de marca, e Horch foi forçado a procurar um novo nome para sua nova companhia.
Após o incidente a sua nova empresa foi nomeada Audiwerke GmbH em 1910. Em 1932, quatro fabricantes de automóveis AudiHorchDKWWanderer fundiram-se para formar Auto Union. Os quatro anéis interligados que mais tarde se tornaria o logotipo da Audi moderna, foi inicialmente o logotipo da Auto Union. No início, o logotipo da Auto Union foi usado apenas para veículos de competição e as quatro empresas continuaram a produzir carros sob suas próprias marcas. Finalmente, em 1985, a Auto Union passou a ser a Audi que hoje conhecemos.
Em 2009, a Audi apresenta a nova logomarca, que é também a atual. O logotipo da Audi moderna mostra uma textura tridimensional e sombras, resultando em um aspecto cromado. O nome daAudi é agora menor, afastou-se do centro para o canto inferior esquerdo, enquanto o tipo de fonte alterou-se também.



Canon
Canon sempre quis uma perspectiva global, e os logotipos refletiram isso, mesmo em 1934. Um designer de publicidade especializada criou o logotipo que incluiu fontes nunca antes vista na Europa ou na América do Norte.
A primeira câmera lançada pela empresa em 1934, foi nomeado como Kwanon, em homenagem à deusa budista da misericórdia. O logotipo incluía as palavras e uma imagem da deusa com 1.000 braços e chamas.
Com o passar dos anos, como todos os outros logotipos que vimos acima, a empresa se esforçou para fazer o logotipo tão simples e memorável quanto possível. O logotipo só havia sido registrado em 1935. Após 1956, o logotipo não foi mudado, mas o esforço de concepção é claramente visível em seu logotipo simples.



Ford
Henry Ford costumava trabalhar para Thomas Edison. Fundou duas empresas antes de se decidir sobre a Ford. Sua primeira empresa foi à falência após apenas dois anos, e deixou a segunda empresa após apenas um ano. No entanto, a segunda empresa tornou-se a a Cadillac mais tarde. Sua terceira empresa, fundada em 1902, era chamada de Ford & Malcomson, Ltd.
Henry Ford foi incapaz de pagar as contas correspondentes as peças empresa terceiras, mas mesmo assim alguns investidores concordaram em colocar dinheiro na empresa, que foi renomeada como a Ford Motor Co. Este é o nome da empresa no primeiro logo de 1903. O logotipo de 1909, que tem uma fonte semelhante com o logotipo de hoje foi “emprestada” de Childe Harold Wills, que havia feito este tipo de letra nos seus cartões de visita.
Em 1912, o logotipo da Ford recebeu uma reforma completa, em relação ao projeto anterior simplista. Quando o carro chamado Modelo A foi lançado em 1927, o famoso azul oval foi introduzido como logotipo. Esta foi a forma e cor, em que todos os logotipos futuros Ford foram feitos.
A empresa vem experimentando ao longo dos anos diferentes formas que vão de elipses à círculos. O logotipo de 1976 foi, essencialmente, a última grande mudança no símbolo da marca, e é muito semelhante ao seu logotipo atual. Finalmente, em 2003, a empresa lançou um novo logotipo, que veio a ser conhecido como “Centennial Blue Oval”.



IBM
Como você  pode observar a partir do logos acima, a atual IBM era conhecida anteriormente comoThe Time International Recording Company (ITR), cujos principais produtos eram crônometros, inventados e patenteados por Willard L. Bundy em 1888. Por isso os logótipos da empresa tinham as letras ITR. Mais tarde, em 1911, o ITR foi fundida com a Companhia Computing-Tabulating-Recording (CTR), razão pela qual ambas siglas estão no logotipo de 1911.
Em 1924, a Companhia Computing-Tabulating-Recording adaptou o nome para International Business Machines Corporation. O ornamentado que formava o logotipo “CTR” foi substituído pela expressão “Business Machines” serrada pela palavra “Internacional“. Em 1947, a IBM decidiu abandonar o formato de globo, que era bastante familiar entre as pessoas. Em 1947 não foi só o logotipo que mudou, a empresa passou a trabalhar com computadores.
Em 1956, antes de Thomas J. Watson morrer, nomeou Tom Watson Jr. como o CEO da companhia.Tom Watson Jr. decidiu projetar uma nova era para a empresa, mudando a sua imagem (logotipo da empresa), bem como as suas ações. Paul Rand desenvolveu o novo logotipo que representava as mudanças na empresa ao mesmo tempo da não interrupção de continuidade. Além disso, o novo logotipo parecia mais sólido, fundamentado e equilibrado.
Outra mudança implementada no logotipo por Paul Rand, foram as listras azuis em vez da fonte preta sólida. Representando “velocidade e dinamismo”. Desde, então, o logotipo tem permanecido mais ou menos o mesmo.



Kodak
Curiosamente, a Kodak foi a primeira empresa a integrar o seu nome e o seu símbolo em um só em 1907. Após 1935, a Kodak utilizava predominantemente as cores amarelo e vermelho e o nome completo da empresa. Foi primeira vez que o nome Kodak foi completamente escrito no logotipo.
Em 1960, tentaram mostrar uma página em “flip” como um logotipo, mas foi alterado para uma caixa e gráficos  em formato da letra “K” em 1971.
Novamente, como outras empresas, a Kodak decidiu simplificar seu logo em 1996 removendo as caixas. Em 2006, novamente uma leve alteração foi feita no logotipo com algum arredondamento nas letras, para dar um olhar mais contemporâneo.



Mercedes-Benz
Mercedes-Benz foi formada pela fusão de duas companhias de automóveis – DMG (Daimler-Motored-Gesellschaft, fundada por Gottlieb Daimler), e Benz & Cie, fundada por Karl Benz. Ambas as companhias eram semelhantes em seu mercado de atuação e estavam aproximadamente situadas geograficamente.
Foi após a I Guerra Mundial, quando a economia alemã estava destruída, que ambas as companhias decidiram através de um sindicato fundir-se em uma só em 1926, chamado-seDiamler-Benz.
Em 1902, o logotipo da Mercedes era nada mais do que o nome da empresa. No entanto, foi alterado para uma estrela de três pontas em 1909. A origem desta estrela veio de um postal porDiamler, onde ele tinha desenhado uma estrela de três pontas que representava “fazer veículos na terra, água e céu”.
Após 1926, um novo símbolo se tornou a imagem da Mercedes-Benz, onde os logotipos originais de ambas as empresas foram fundidos em um só. Ele combinava a estrela de três pontas daMercedes e a coroa de louros da Benz.
Ao longo dos anos, o símbolo foi melhorado muito no design baseando-se na simplicidade. Ele foi reconhecido como um símbolo que representa luxo e carros topo de gama.



Nike
Nike provavelmente fez a melhor negociação entre todas as empresas, quando pediu a Caroline Davidson para desenhar o seu logotipo por apenas 35,00 dólares em 1971. A parte principal do logotipo não mudou com o tempo. No entanto, eu não entendo por que eles esperaram sete anos para perceber que o símbolo e o nome da empresa estavam confusos em sobreposição.
Como a marca ganhou reconhecimento, o nome da empresa foi retirado do logotipo, que tornando o logo mais simples e memorável. A empresa tem diferentes variações no logotipo para seus vários departamentos, como skate, futebol, etc.



Nokia
Nokia” em finlandês significa um animal peludo escuro que agora chamamos de doninha “Pine Marten“. No entanto, isso pouco tem a ver com o negócio atual e imagem da marca. A origem do nome da empresa, não pode ser atribuído à criação da fábrica de celulose de madeira (criado porKnut Fredrik Idestam), às margens do rio Nokianvirta na cidade de Nokia.
Nokia Corporation foi formada com fusão da Finnish Rubber Works (que também usou o nomeNokia), o Nokia Wood Mill, e o finlandês Cable Works em 1967. A empresa vendeu uma variedade de produtos no passado, incluindo televisões, sapatos, pneus de automóveis entre outros. A evolução do logotipo é claro devido às mudanças de negócios ao longo dos anos.



Xerox
A empresa Xerox costumava ser conhecida como Haloid Company a quase 100 anos atrás. Mas em 1938, Chester Carlson inventou uma técnica chamada xerografia que hoje chamamos de fotocópia. Infelizmente, ninguém estava disposto a investir em sua invenção, e muitos gigantes como a IBMGERCA entre outros decidiram não financiar esta invenção.
Mas a Haloid Company decidiu trabalhar com Chester e fez a primeira máquina de fotocópias chamada Haloid Xerox 14. Como pode ser visto em seus logotipos, a palavra Haloid, que foi destaque nos logotipos da empresa antes de 1961 foi totalmente substituída pelo nome Xerox, devido ao sucesso deste produto.
Eles mantiveram quase o mesmo logotipo entre 1961 a 2004. Mas em 2004 devido a forte associação das pessoas do nome Xerox à fotocopiadoras alteraram novamente o nome para apenas Xerox.
Sem sucesso com outros produtos a empresa mudou novamente o seu logo em 2008, mudando o estilo das letras. Eles também acrescentaram uma bola que tem um X com um design diferenciados do X “já entediante” da marca.